Pular para o conteúdo principal

Os benefícios da automassagem

Os benefícios da automassagem


Se você chegasse em casa depois de um longo e estressante dia de trabalho e alguém oferecesse uma massagem, seria ótimo, não é mesmo? Mas, como no dia a dia isso é bem difícil de acontecer, sugerimos algumas técnicas de automassagem, ou seja, que você mesmo pode fazer, para relaxar.

Conhecida também como Do-In, a automassagem é uma prática originária da tradicional medicina chinesa. Para sentir alívio, manter a saúde e até mesmo prevenir alguns males, basta pressionar ou friccionar alguns pontos que concentram energias. Isso porque usar frequentemente essa técnica mantém o equilíbrio do fluxo de energia. Seu funcionamento é semelhante ao da acupuntura mas, em vez das agulhas, são os dedos que entram em ação.O terapeuta Paulo Bastos Gonçalves, diretor da Associação Brasileira de Ayurveda e especialista em massagem ayurvédica (um tipo de massagem feita com óleos), diz que não há restrições para a prática. “O importante é respeitar sua condição física, não fazer rotações ou torções com o corpo e evitar a aplicação de pressão exagerada.”
Você pode sentir-se ainda melhor se aliar a automassagem a movimentos de alongamento, como sugere o massoterapeuta Sidney Donatelli, coordenador da Associação de Massagem Oriental do Brasil. Ele recomenda aplicar a técnica no corpo todo, da cabeça aos pés, passando por vários pontos. “Assim, é possível também relaxar sua musculatura.”

Os meridianos

 
São 12 os pontos – ou meridianos – principais que concentram energia. Ao longo deles, saem centenas de outros nos quais se pode aplicar a automassagem. Quando um deles dói muito ao toque, significa que está em desequilíbrio e, por isso, requer mais atenção nos cuidados diários.
Os benefícios da automassagem são semelhantes aos da convencional. Mas com uma desvantagem: há alguns locais que, não adianta, a gente não alcança mesmo (como certos pontos nas costas). Por outro lado, a grande vantagem é que dá para aplicá-la a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.

Massagem não é luxo, mas sim necessidade! E se hoje em dia a loucura da vida moderna nos deixa cada vez mais estressados, cada vez mais o nosso corpo tem a necessidade de uma massagem periódica e relaxante.

Passos:

1-Prepare o ambiente: coloque uma música suave, acenda velas e desligue o celular.
2-Com a ajuda de uma bolinha de tênis, massageie todo o seu corpo.
3-Você também pode deitar sobre a bolinha de tênis para que ela relaxe os músculos da região onde estiver apoiada.
 

Para começar ou terminar bem seu dia, Gonçalves sugere esta sequência. É importante observar que cada movimento deve durar cerca de 10 segundos. Nos pontos doloridos, você pode estender-se por mais tempo, até sentir sua dor sendo aliviada:
 
1-Inicie massageando o rosto com as palmas das mãos, como se quisesse abrir sua face.
2-Continue com leves pressões com o polegar, no queixo, logo abaixo dos lábios.
3-Comprima a ponta de seu nariz e depois a articulação do maxilar (logo abaixo dos lóbulos das orelhas).
4-Faça uma leve pressão (com o polegar) no espaço entre as sobrancelhas, siga até o meio da testa e termine massageando o meio da sua cabeça com os dedos indicador, médio e anular.
5-Pare um instante.
6-Depois, comprima, com o indicador, o máximo de tempo que for possível, a primeira cervical, que fica próxima da nuca, dando especial atenção a toda essa região do pescoço.
7-Agora é a vez dos ombros. Aperte um de cada vez.
8-Vá então deslizando os dedos para o antebraço (direito e esquerdo) e depois até o meio das palmas.
9-Então, faça uma leve rotação nos punhos.
10-Desça aos membros inferiores, massageando com pequenos movimentos – como se você estivesse amassando pão.
11-Siga até os joelhos. Depois, comprima as patelas (rótulas) dos joelhos.
12-Se puder tirar os sapatos, comprima o meio das solas dos pés e depois dê uma boa friccionada neles com os dedos.
13-Pare e sinta a diferença.
14-Então, apoie delicadamente as palmas das mãos na área central do seu peito e permaneça um instante apreciando o bem-estar.


 




Postagens mais visitadas deste blog

Conhecendo o comportamento alimentar

A boa alimentação e fruto do equilíbrio. Equilíbrio de um conjunto de fatores físicos, hormonais, emocionais e também do meio ambiente. Esses fatores lavarão o indivíduo a comer mais ou menos, seguir uma rotina saudável de refeições ou apresentar um transtorno do comer compulsivo (ataque de comilança). Isso somente para mencionar alguns padrões entre todos os que determinam o comportamento alimentar. Por exemplo, sabemos que pessoas que fazem exercícios de forma regular têm um comportamento alimentar mais saudável que os sedentários. Doenças das glândulas ou distúrbios hormonais, são algumas das alterações orgânicas que produzem um forte impacto no comportamento alimentar. Mas é do ponto de vista emocional que essa influência pode ser mais fortemente percebida. Quando estamos tristes, deprimidos, ansiosos ou simplesmente estressados, alteramos a produção de alguns hormônios, como o cortisol (estresse), e de neurotransmissores, como a serotonina (depressão) que vão influenciar

Como o Estresse afeta Você

As respostas mais comuns ao estresse estão listados abaixo. Pense sobre como o estresse afeta você.  Dores e dores:   Dor de cabeça, Dor nas costas, Dor no pescoço , Dor de estômago,  Músculos , Mandíbula apertada.   Nível de energia e sono:   Sentindo-se cansado, sem uma boa razão. Dificuldade para dormir.  Sentimentos:   Ansiedade , Raiva , Depressão , Desamparo, Fora de Controle, Tenso. Outros sinais emocionais :  Facilmente irritado, Impaciente , Esquecido. Alguns sinais físicos do stress podem ser causadas por sua doença ou por medicamentos que toma. Se você não tem certeza do que está causando seus sintomas físicos, pergunte ao seu médico se o estresse pode ser a causa.  Como você responde?  Quando você está sob estresse, que qualquer um destes comportamentos se aplicam a você?  Eu como para se acalmar.  Eu falo e comer muito rápido.  Eu bebo álcool nem fumar para se acalmar.  Corro ao redor, mas não fazer muita coisa. Eu trabalho muito.  Eu atrasar fazendo a

Turbine sua memória

Turbine sua  memória   Se você tem esquecido onde deixou suas coisas, não se preocupe. Isso acontece com todo mundo. Confira algumas dicas para cuidar bem da sua memória. Perder informações corriqueiras não só é normal, como é saudável para o cérebro. Algumas práticas, porém, podem ajudar a se lembrar do que é importante para você. E se esquecer Usamos o tempo todo a chamada memória de trabalho, de curta duração. Ela entra em ação, por exemplo, quando guardamos um número de telefone e esquecemos logo em seguida. Esse esquecimento tem sua função, pois reservamos espaço na memória para coisas mais importantes. Assim, para não perder o número de telefone, anote. Preste atenção Podemos achar que estamos desmemoriados, mas, em boa parte das vezes, a vilã é a falta de atenção. Esquecemos as tarefas porque fazemos uma coisa enquanto pensamos em outras. Mantenha o foco! Questão de prática A falta de uso afeta a memória. O jeito é treinar. A leitura é um dos exercícios mais c