Pular para o conteúdo principal

Melhore o seu bem-estar com pensamentos práticos

Melhore o seu bem-estar com pensamentos práticos




A vida é complexamente simples. Com todas as vicissitudes inerentes à vida, saber olhá-la de forma simples e prática é o equilíbrio necessário para esbater a sua complexidade. A vida não é estática. A vida é multifacetada na sua essência. A vida é relativa. E o sentido da vida, é aquele que cada um lhe quer dar. Nas suas múltiplas formas a vida deixa-nos espaço para exercermos o livre arbitrio. Temos oportunidade de fazer escolhas que realmente afetam a nossa vida. É no intervalo que ponderamos as nossas escolhas e o momento de passar à ação que temos a possibilidade de simplificar a nossa vida. E, a vida será tanto mais simplificada quanto mais conseguirmos adequar os nossos pensamentos de forma prática aos desafios que nos vamos deparando no nosso dia a dia.

FLEXIBILIDADE DE PENSAMENTO

Todos temos uma tendência natural para nos acostumarmos a padrões de comportamentos, a formas de fazer as coisas através de determinados procedimentos a que podemos chamar de hábitos. Esses hábitos têm uma vantagem, eles facilitam-nos a vida. Permitem que possamos agir com confiança e certeza, dado que na grande maioria das vezes conseguimos saber de forma antecipada o resultados das nossas ações. Até aqui tudo bem, os hábitos são vantajosos. No entanto, esses mesmos hábitos comportamentais são suportados por formas padronizadas de pensar, o que pode, por vezes, ser uma desvantagem. Essa desvantagem manifesta-se sempre que necessitamos alargar o nosso ponto de vista ou olhar por uma outra perspetiva aquilo a que estamos habituados. Se assim não fosse, se não tivessemos que nos adaptar e descobrir novas formas de pensar e agir para melhorar problemas, a humanidade não se tinha desenvolvido. A flexibilidade de pensamento é um recurso extraordinário para a adequação e simplificação da vida.

O SOFRIMENTO É UMA CONSTANTE NA VIDA

Aceitar e permitir que a “negatividade” ocasional desempenhe um papel na felicidade, ajuda a criar o espaço necessário para uma resposta assertiva para a vida. Saber olhar o lado escuro da vida e até mesmo experimentá-la, ocasionalmente, não é o problema. No entanto, olhar apenas o lado escuro e vivê-lo sem uma forte razão, é o problema. Temos de ser capazes de ver o que é.

ABANDONAR A BATALHA ENTRE O DESEJO E O MEDO

Se o impulso para a frente é alimentado pelo seu desejo, então a força do seu desejo determina a velocidade do seu avanço. Por outras palavras, quanto mais você quiser alguma coisa, mais rápido sua energia ou ímpeto se move, e quanto mais rápido você está sendo impelido para a frente, mais certo será o retorno positivo. Quanto mais forte a sua resistência ou crenças limitantes, mais e maiores serão os obstáculos no seu caminho.
Então, o quão você está se movendo rapidamente em direção ao que quer é sempre um produto de quanto você quer e de quanto está contradizendo esse desejo. Se o seu desejo é forte, se você realmente quer algo, o caminho será percorrido mais rapidamente e com uma grande dose de força. Se você tiver um pouquinho de dúvida, você vai ser quebrado através desses obstáculos, e quase de forma impercetível. Se você tem uma forte vontade e igualmente uma forte resistência, provavelmente vai bater nos obstáculos, uma e outra vez, avançando para a frente muito lentamente a cada batida, fazendo com que o progresso seja dolorosamente lento e penoso. Você está a mover-se para a frente, mas a um custo extremo. Abandone o medo, passando à ação corajosa.

ESTADO DE FLUXO COM A VIDA

“coisas” da vida e perdemos a noção de nós mesmos e do tempo, estamos em estado de fluxQuando aprendemos a tirar partido das nossas ações, quando aprendemos a envolvermo-nos com as “coisas” que gostamos de fazer, quando nos envolvemos numa boa conversa, quando damos muito de  nós às “coisas” e às pessoas com quem interagimos e apreciamos, certamente o resultado será um retorno positivo. Quando nos ligamos às o (Flow, em inglês). O estado de fluxo, é um estado de bem-aventurança, de total bem-estar e elevado desempenho.

CUIDAR DO SEU CORPO

O corpo é o nosso maior bem. Cuidar do corpo é construir a base do nosso bem-estar e felicidade. Por vezes, damos por garantido a saúde e funcionalidade do nosso corpo. Esquecemo-nos de honrar a nós mesmo. Ignoramos os seus alertas, e entramos em sofrimento físico e emocional. A vida torna-se mais difícil, e na hora de precisarmos de todos os nossos recursos disponíveis, aquele que mais nos pode ajudar (o corpo) está gritando ele mesmo (o corpo) por ajuda. Ajude-se a si mesmo, cuidando do seu corpo. Por exemplo, praticar exercício físico de forma regular.

PERSISTIR NAQUILO QUE GOSTA E É PRIMORDIAL PARA VOCÊ

Traçar objetivos é uma constante na nossa vida. Mas para alcançarmos alguns desses objetivos mais exigente, objetivos que desafiam as nossas capacidades, precisamos persistir. Precisamos manter os níveis motivacionais elevados e o foco naquilo que pode facilitar a sua realização. Precisamos mantermo-nos firmes perante os recuos e os fracassos. A persistência é um requisito básico para a obtenção dos objetivos que necessitam de elevado empenho e dedicação nossa.

Postagens mais visitadas deste blog

Conhecendo o comportamento alimentar

A boa alimentação e fruto do equilíbrio. Equilíbrio de um conjunto de fatores físicos, hormonais, emocionais e também do meio ambiente. Esses fatores lavarão o indivíduo a comer mais ou menos, seguir uma rotina saudável de refeições ou apresentar um transtorno do comer compulsivo (ataque de comilança). Isso somente para mencionar alguns padrões entre todos os que determinam o comportamento alimentar. Por exemplo, sabemos que pessoas que fazem exercícios de forma regular têm um comportamento alimentar mais saudável que os sedentários. Doenças das glândulas ou distúrbios hormonais, são algumas das alterações orgânicas que produzem um forte impacto no comportamento alimentar. Mas é do ponto de vista emocional que essa influência pode ser mais fortemente percebida. Quando estamos tristes, deprimidos, ansiosos ou simplesmente estressados, alteramos a produção de alguns hormônios, como o cortisol (estresse), e de neurotransmissores, como a serotonina (depressão) que vão influenciar

Como o Estresse afeta Você

As respostas mais comuns ao estresse estão listados abaixo. Pense sobre como o estresse afeta você.  Dores e dores:   Dor de cabeça, Dor nas costas, Dor no pescoço , Dor de estômago,  Músculos , Mandíbula apertada.   Nível de energia e sono:   Sentindo-se cansado, sem uma boa razão. Dificuldade para dormir.  Sentimentos:   Ansiedade , Raiva , Depressão , Desamparo, Fora de Controle, Tenso. Outros sinais emocionais :  Facilmente irritado, Impaciente , Esquecido. Alguns sinais físicos do stress podem ser causadas por sua doença ou por medicamentos que toma. Se você não tem certeza do que está causando seus sintomas físicos, pergunte ao seu médico se o estresse pode ser a causa.  Como você responde?  Quando você está sob estresse, que qualquer um destes comportamentos se aplicam a você?  Eu como para se acalmar.  Eu falo e comer muito rápido.  Eu bebo álcool nem fumar para se acalmar.  Corro ao redor, mas não fazer muita coisa. Eu trabalho muito.  Eu atrasar fazendo a

Turbine sua memória

Turbine sua  memória   Se você tem esquecido onde deixou suas coisas, não se preocupe. Isso acontece com todo mundo. Confira algumas dicas para cuidar bem da sua memória. Perder informações corriqueiras não só é normal, como é saudável para o cérebro. Algumas práticas, porém, podem ajudar a se lembrar do que é importante para você. E se esquecer Usamos o tempo todo a chamada memória de trabalho, de curta duração. Ela entra em ação, por exemplo, quando guardamos um número de telefone e esquecemos logo em seguida. Esse esquecimento tem sua função, pois reservamos espaço na memória para coisas mais importantes. Assim, para não perder o número de telefone, anote. Preste atenção Podemos achar que estamos desmemoriados, mas, em boa parte das vezes, a vilã é a falta de atenção. Esquecemos as tarefas porque fazemos uma coisa enquanto pensamos em outras. Mantenha o foco! Questão de prática A falta de uso afeta a memória. O jeito é treinar. A leitura é um dos exercícios mais c