Pular para o conteúdo principal

Os benefícios da automassagem

Os benefícios da automassagem


Se você chegasse em casa depois de um longo e estressante dia de trabalho e alguém oferecesse uma massagem, seria ótimo, não é mesmo? Mas, como no dia a dia isso é bem difícil de acontecer, sugerimos algumas técnicas de automassagem, ou seja, que você mesmo pode fazer, para relaxar.

Conhecida também como Do-In, a automassagem é uma prática originária da tradicional medicina chinesa. Para sentir alívio, manter a saúde e até mesmo prevenir alguns males, basta pressionar ou friccionar alguns pontos que concentram energias. Isso porque usar frequentemente essa técnica mantém o equilíbrio do fluxo de energia. Seu funcionamento é semelhante ao da acupuntura mas, em vez das agulhas, são os dedos que entram em ação.O terapeuta Paulo Bastos Gonçalves, diretor da Associação Brasileira de Ayurveda e especialista em massagem ayurvédica (um tipo de massagem feita com óleos), diz que não há restrições para a prática. “O importante é respeitar sua condição física, não fazer rotações ou torções com o corpo e evitar a aplicação de pressão exagerada.”
Você pode sentir-se ainda melhor se aliar a automassagem a movimentos de alongamento, como sugere o massoterapeuta Sidney Donatelli, coordenador da Associação de Massagem Oriental do Brasil. Ele recomenda aplicar a técnica no corpo todo, da cabeça aos pés, passando por vários pontos. “Assim, é possível também relaxar sua musculatura.”

Os meridianos

 
São 12 os pontos – ou meridianos – principais que concentram energia. Ao longo deles, saem centenas de outros nos quais se pode aplicar a automassagem. Quando um deles dói muito ao toque, significa que está em desequilíbrio e, por isso, requer mais atenção nos cuidados diários.
Os benefícios da automassagem são semelhantes aos da convencional. Mas com uma desvantagem: há alguns locais que, não adianta, a gente não alcança mesmo (como certos pontos nas costas). Por outro lado, a grande vantagem é que dá para aplicá-la a qualquer hora do dia e em qualquer lugar.

Massagem não é luxo, mas sim necessidade! E se hoje em dia a loucura da vida moderna nos deixa cada vez mais estressados, cada vez mais o nosso corpo tem a necessidade de uma massagem periódica e relaxante.

Passos:

1-Prepare o ambiente: coloque uma música suave, acenda velas e desligue o celular.
2-Com a ajuda de uma bolinha de tênis, massageie todo o seu corpo.
3-Você também pode deitar sobre a bolinha de tênis para que ela relaxe os músculos da região onde estiver apoiada.
 

Para começar ou terminar bem seu dia, Gonçalves sugere esta sequência. É importante observar que cada movimento deve durar cerca de 10 segundos. Nos pontos doloridos, você pode estender-se por mais tempo, até sentir sua dor sendo aliviada:
 
1-Inicie massageando o rosto com as palmas das mãos, como se quisesse abrir sua face.
2-Continue com leves pressões com o polegar, no queixo, logo abaixo dos lábios.
3-Comprima a ponta de seu nariz e depois a articulação do maxilar (logo abaixo dos lóbulos das orelhas).
4-Faça uma leve pressão (com o polegar) no espaço entre as sobrancelhas, siga até o meio da testa e termine massageando o meio da sua cabeça com os dedos indicador, médio e anular.
5-Pare um instante.
6-Depois, comprima, com o indicador, o máximo de tempo que for possível, a primeira cervical, que fica próxima da nuca, dando especial atenção a toda essa região do pescoço.
7-Agora é a vez dos ombros. Aperte um de cada vez.
8-Vá então deslizando os dedos para o antebraço (direito e esquerdo) e depois até o meio das palmas.
9-Então, faça uma leve rotação nos punhos.
10-Desça aos membros inferiores, massageando com pequenos movimentos – como se você estivesse amassando pão.
11-Siga até os joelhos. Depois, comprima as patelas (rótulas) dos joelhos.
12-Se puder tirar os sapatos, comprima o meio das solas dos pés e depois dê uma boa friccionada neles com os dedos.
13-Pare e sinta a diferença.
14-Então, apoie delicadamente as palmas das mãos na área central do seu peito e permaneça um instante apreciando o bem-estar.


 




Postagens mais visitadas deste blog

Um Toque de Despertar-Expectativa de Vida

Um Toque de Despertar Expectativa de Vida   Quantos anos você espera viver? Deixemos de lado por um momento a qualidade de vida (como fazem muitos estudos sobre longevidade) e consideremos como estão os Estados Unidos em comparação com todas as outras nações industrializadas do mundo no que se refere à expectativa de vida e aos serviços de saúde. Uma das principais maneiras de avaliar o sistema de saúde de um país é avaliar sua taxa de mortalidade. Em 1950 os Estados Unidos estavam em sétimo entre as vinte e uma primeiras nações industrializadas do mundo em expectativa de vida. Como você talvez imagine, gastamos muito mais em serviços de saúde desde então do que qualquer outro país do mundo. Em 1998 investimos mais de US$ 1 trilhão em serviços de saúde - em média 13,6% do produto interno bruto americano. Isso é mais do que o dobro do que gastou a nação que ocupa o segundo lugar. Temos nossos scanners de ressonância magnética e tomografia computadorizada, angioplastia, ...

Redução Alimentar Um Processo Contínuo

Pesquisas comprovam que as pessoas que conseguem manter o peso depois de emagrecer  adotam algumas estratégias para se manter-se em forma. Elas controlam o consumo de alimentos ( em torno de 1.800 calorias diárias); evitam alimentos muitos gordurosos e caminham cerca de 1 hora por dia-ou ainda, compensam a ingestão calórica com outras atividades físicas. Essas pessoas conseguem manter o novo peso porque construíram hábitos e rotinas saudáveis. Segundo elas, manter a nova rotina demanda menos esforço do que  no início do processo. Em inúmeros casos, problemas de saúdes, como pressão alta, pré-diabetes ou colesterol alto, serviram de estímulo para mudança. Para essas pessoas, ser magro faz a vida ficar melhor, porque reinventam a maneira de se olhar e valoriza a saúde atual. Estudos que mapearam o cérebro dessas pessoas que conseguiram emagrecer mostram que elas têm de se esforçar bem mais para controlar a ingestão de comida saborosa do que as que sempre tiveram ...

Criando um estilo de vida mais saudável ultilizando metas simples

Muitas pessoas torná-lo um objetivo de perder peso através de dieta e exercício. Mas um especialista em nutrição no Baylor College of Medicine sugere que metas devem ser mais do que apenas a perda de peso. "Além da perda de peso, definir metas para melhorar a uma coisa que só você pode fazer - cuidar do corpo que lhe foi dada", disse Roberta Anding, nutricionista na faculdade. Definir objetivos simples Uma maneira de fazer isso é através da adaptação de algumas estratégias nutricionais simples, disse Anding. Esses incluem: Definir metas para comer o pequeno-almoço, como aveia, frutas e leite. Isso mantém você de estar com fome durante todo o dia. Planejamos adicionar mais frutas e vegetais na sua dieta. Preencha metade do seu prato com frutas e vegetais. Escolha proteína magra. Olhe para carnes que têm as palavras "lombo" e "redondos" em seus nomes. Consumir produtos lácteos sem gordura ou com pouca gordura. "Embora a escala pode não mostr...