Pular para o conteúdo principal

Melhore o seu bem-estar com pensamentos práticos

Melhore o seu bem-estar com pensamentos práticos




A vida é complexamente simples. Com todas as vicissitudes inerentes à vida, saber olhá-la de forma simples e prática é o equilíbrio necessário para esbater a sua complexidade. A vida não é estática. A vida é multifacetada na sua essência. A vida é relativa. E o sentido da vida, é aquele que cada um lhe quer dar. Nas suas múltiplas formas a vida deixa-nos espaço para exercermos o livre arbitrio. Temos oportunidade de fazer escolhas que realmente afetam a nossa vida. É no intervalo que ponderamos as nossas escolhas e o momento de passar à ação que temos a possibilidade de simplificar a nossa vida. E, a vida será tanto mais simplificada quanto mais conseguirmos adequar os nossos pensamentos de forma prática aos desafios que nos vamos deparando no nosso dia a dia.

FLEXIBILIDADE DE PENSAMENTO

Todos temos uma tendência natural para nos acostumarmos a padrões de comportamentos, a formas de fazer as coisas através de determinados procedimentos a que podemos chamar de hábitos. Esses hábitos têm uma vantagem, eles facilitam-nos a vida. Permitem que possamos agir com confiança e certeza, dado que na grande maioria das vezes conseguimos saber de forma antecipada o resultados das nossas ações. Até aqui tudo bem, os hábitos são vantajosos. No entanto, esses mesmos hábitos comportamentais são suportados por formas padronizadas de pensar, o que pode, por vezes, ser uma desvantagem. Essa desvantagem manifesta-se sempre que necessitamos alargar o nosso ponto de vista ou olhar por uma outra perspetiva aquilo a que estamos habituados. Se assim não fosse, se não tivessemos que nos adaptar e descobrir novas formas de pensar e agir para melhorar problemas, a humanidade não se tinha desenvolvido. A flexibilidade de pensamento é um recurso extraordinário para a adequação e simplificação da vida.

O SOFRIMENTO É UMA CONSTANTE NA VIDA

Aceitar e permitir que a “negatividade” ocasional desempenhe um papel na felicidade, ajuda a criar o espaço necessário para uma resposta assertiva para a vida. Saber olhar o lado escuro da vida e até mesmo experimentá-la, ocasionalmente, não é o problema. No entanto, olhar apenas o lado escuro e vivê-lo sem uma forte razão, é o problema. Temos de ser capazes de ver o que é.

ABANDONAR A BATALHA ENTRE O DESEJO E O MEDO

Se o impulso para a frente é alimentado pelo seu desejo, então a força do seu desejo determina a velocidade do seu avanço. Por outras palavras, quanto mais você quiser alguma coisa, mais rápido sua energia ou ímpeto se move, e quanto mais rápido você está sendo impelido para a frente, mais certo será o retorno positivo. Quanto mais forte a sua resistência ou crenças limitantes, mais e maiores serão os obstáculos no seu caminho.
Então, o quão você está se movendo rapidamente em direção ao que quer é sempre um produto de quanto você quer e de quanto está contradizendo esse desejo. Se o seu desejo é forte, se você realmente quer algo, o caminho será percorrido mais rapidamente e com uma grande dose de força. Se você tiver um pouquinho de dúvida, você vai ser quebrado através desses obstáculos, e quase de forma impercetível. Se você tem uma forte vontade e igualmente uma forte resistência, provavelmente vai bater nos obstáculos, uma e outra vez, avançando para a frente muito lentamente a cada batida, fazendo com que o progresso seja dolorosamente lento e penoso. Você está a mover-se para a frente, mas a um custo extremo. Abandone o medo, passando à ação corajosa.

ESTADO DE FLUXO COM A VIDA

“coisas” da vida e perdemos a noção de nós mesmos e do tempo, estamos em estado de fluxQuando aprendemos a tirar partido das nossas ações, quando aprendemos a envolvermo-nos com as “coisas” que gostamos de fazer, quando nos envolvemos numa boa conversa, quando damos muito de  nós às “coisas” e às pessoas com quem interagimos e apreciamos, certamente o resultado será um retorno positivo. Quando nos ligamos às o (Flow, em inglês). O estado de fluxo, é um estado de bem-aventurança, de total bem-estar e elevado desempenho.

CUIDAR DO SEU CORPO

O corpo é o nosso maior bem. Cuidar do corpo é construir a base do nosso bem-estar e felicidade. Por vezes, damos por garantido a saúde e funcionalidade do nosso corpo. Esquecemo-nos de honrar a nós mesmo. Ignoramos os seus alertas, e entramos em sofrimento físico e emocional. A vida torna-se mais difícil, e na hora de precisarmos de todos os nossos recursos disponíveis, aquele que mais nos pode ajudar (o corpo) está gritando ele mesmo (o corpo) por ajuda. Ajude-se a si mesmo, cuidando do seu corpo. Por exemplo, praticar exercício físico de forma regular.

PERSISTIR NAQUILO QUE GOSTA E É PRIMORDIAL PARA VOCÊ

Traçar objetivos é uma constante na nossa vida. Mas para alcançarmos alguns desses objetivos mais exigente, objetivos que desafiam as nossas capacidades, precisamos persistir. Precisamos manter os níveis motivacionais elevados e o foco naquilo que pode facilitar a sua realização. Precisamos mantermo-nos firmes perante os recuos e os fracassos. A persistência é um requisito básico para a obtenção dos objetivos que necessitam de elevado empenho e dedicação nossa.

Postagens mais visitadas deste blog

Um Toque de Despertar-Expectativa de Vida

Um Toque de Despertar Expectativa de Vida   Quantos anos você espera viver? Deixemos de lado por um momento a qualidade de vida (como fazem muitos estudos sobre longevidade) e consideremos como estão os Estados Unidos em comparação com todas as outras nações industrializadas do mundo no que se refere à expectativa de vida e aos serviços de saúde. Uma das principais maneiras de avaliar o sistema de saúde de um país é avaliar sua taxa de mortalidade. Em 1950 os Estados Unidos estavam em sétimo entre as vinte e uma primeiras nações industrializadas do mundo em expectativa de vida. Como você talvez imagine, gastamos muito mais em serviços de saúde desde então do que qualquer outro país do mundo. Em 1998 investimos mais de US$ 1 trilhão em serviços de saúde - em média 13,6% do produto interno bruto americano. Isso é mais do que o dobro do que gastou a nação que ocupa o segundo lugar. Temos nossos scanners de ressonância magnética e tomografia computadorizada, angioplastia, ...

Redução Alimentar Um Processo Contínuo

Pesquisas comprovam que as pessoas que conseguem manter o peso depois de emagrecer  adotam algumas estratégias para se manter-se em forma. Elas controlam o consumo de alimentos ( em torno de 1.800 calorias diárias); evitam alimentos muitos gordurosos e caminham cerca de 1 hora por dia-ou ainda, compensam a ingestão calórica com outras atividades físicas. Essas pessoas conseguem manter o novo peso porque construíram hábitos e rotinas saudáveis. Segundo elas, manter a nova rotina demanda menos esforço do que  no início do processo. Em inúmeros casos, problemas de saúdes, como pressão alta, pré-diabetes ou colesterol alto, serviram de estímulo para mudança. Para essas pessoas, ser magro faz a vida ficar melhor, porque reinventam a maneira de se olhar e valoriza a saúde atual. Estudos que mapearam o cérebro dessas pessoas que conseguiram emagrecer mostram que elas têm de se esforçar bem mais para controlar a ingestão de comida saborosa do que as que sempre tiveram ...

Criando um estilo de vida mais saudável ultilizando metas simples

Muitas pessoas torná-lo um objetivo de perder peso através de dieta e exercício. Mas um especialista em nutrição no Baylor College of Medicine sugere que metas devem ser mais do que apenas a perda de peso. "Além da perda de peso, definir metas para melhorar a uma coisa que só você pode fazer - cuidar do corpo que lhe foi dada", disse Roberta Anding, nutricionista na faculdade. Definir objetivos simples Uma maneira de fazer isso é através da adaptação de algumas estratégias nutricionais simples, disse Anding. Esses incluem: Definir metas para comer o pequeno-almoço, como aveia, frutas e leite. Isso mantém você de estar com fome durante todo o dia. Planejamos adicionar mais frutas e vegetais na sua dieta. Preencha metade do seu prato com frutas e vegetais. Escolha proteína magra. Olhe para carnes que têm as palavras "lombo" e "redondos" em seus nomes. Consumir produtos lácteos sem gordura ou com pouca gordura. "Embora a escala pode não mostr...