Pular para o conteúdo principal

Turbine sua memória

Turbine sua  memória 




Se você tem esquecido onde deixou suas coisas, não se preocupe. Isso acontece com todo mundo. Confira algumas dicas para cuidar bem da sua memória.
Perder informações corriqueiras não só é normal, como é saudável para o cérebro. Algumas práticas, porém, podem ajudar a se lembrar do que é importante para você.

E se esquecer

Usamos o tempo todo a chamada memória de trabalho, de curta duração. Ela entra em ação, por exemplo, quando guardamos um número de telefone e esquecemos logo em seguida. Esse esquecimento tem sua função, pois reservamos espaço na memória para coisas mais importantes. Assim, para não perder o número de telefone, anote.

Preste atenção

Podemos achar que estamos desmemoriados, mas, em boa parte das vezes, a vilã é a falta de atenção. Esquecemos as tarefas porque fazemos uma coisa enquanto pensamos em outras. Mantenha o foco!

Questão de prática

A falta de uso afeta a memória. O jeito é treinar. A leitura é um dos exercícios mais completos. A cada nova letra, nosso cérebro faz uma busca complexa no repertório de palavras armazenado na memória para antecipar a palavra, seu significado e sentido no contexto da frase. Mas, se é preciso decorar uma informação específica, vale usar o bom e velho método da repetição.

Durma bem

A falta de uma boa noite de sono é outra grande vilã. O tempo necessário para isso é diferente para cada um. A boa medida é acordar descansado. Cuide da qualidade do sono: escureça o quarto, elimine barulhos, não assista TV, não leve trabalho para a cama e comece a diminuir o ritmo cerca de uma hora antes de dormir. Sonecas durante o dia fazem as células nervosas “descansarem”, mas devem ser breves para não trapalhar o sono da noite.

Coma direito

Não há um nutriente mágico que turbine a memória. O cérebro precisa de todos os nutrientes para trabalhar bem. Coma proteínas de diversas fontes, como verduras, legumes, frutas e carboidratos. Tudo com moderação, para evitar a sonolência. A solução está na alimentação variada e equilibrada.
A emoção é parceira da memória. Quando um momento ou fato ocorrido em nossas vidas ganham importância pessoal e, além disso, está associado a uma carga emocional, geralmente são lembrados com todos os detalhes.
Os profissionais que têm melhor memória são os atores e os professores. O segredo está na prática da leitura.



Postagens mais visitadas deste blog

Um Toque de Despertar-Expectativa de Vida

Um Toque de Despertar Expectativa de Vida   Quantos anos você espera viver? Deixemos de lado por um momento a qualidade de vida (como fazem muitos estudos sobre longevidade) e consideremos como estão os Estados Unidos em comparação com todas as outras nações industrializadas do mundo no que se refere à expectativa de vida e aos serviços de saúde. Uma das principais maneiras de avaliar o sistema de saúde de um país é avaliar sua taxa de mortalidade. Em 1950 os Estados Unidos estavam em sétimo entre as vinte e uma primeiras nações industrializadas do mundo em expectativa de vida. Como você talvez imagine, gastamos muito mais em serviços de saúde desde então do que qualquer outro país do mundo. Em 1998 investimos mais de US$ 1 trilhão em serviços de saúde - em média 13,6% do produto interno bruto americano. Isso é mais do que o dobro do que gastou a nação que ocupa o segundo lugar. Temos nossos scanners de ressonância magnética e tomografia computadorizada, angioplastia, ...

Criando um estilo de vida mais saudável ultilizando metas simples

Muitas pessoas torná-lo um objetivo de perder peso através de dieta e exercício. Mas um especialista em nutrição no Baylor College of Medicine sugere que metas devem ser mais do que apenas a perda de peso. "Além da perda de peso, definir metas para melhorar a uma coisa que só você pode fazer - cuidar do corpo que lhe foi dada", disse Roberta Anding, nutricionista na faculdade. Definir objetivos simples Uma maneira de fazer isso é através da adaptação de algumas estratégias nutricionais simples, disse Anding. Esses incluem: Definir metas para comer o pequeno-almoço, como aveia, frutas e leite. Isso mantém você de estar com fome durante todo o dia. Planejamos adicionar mais frutas e vegetais na sua dieta. Preencha metade do seu prato com frutas e vegetais. Escolha proteína magra. Olhe para carnes que têm as palavras "lombo" e "redondos" em seus nomes. Consumir produtos lácteos sem gordura ou com pouca gordura. "Embora a escala pode não mostr...

Redução Alimentar Um Processo Contínuo

Pesquisas comprovam que as pessoas que conseguem manter o peso depois de emagrecer  adotam algumas estratégias para se manter-se em forma. Elas controlam o consumo de alimentos ( em torno de 1.800 calorias diárias); evitam alimentos muitos gordurosos e caminham cerca de 1 hora por dia-ou ainda, compensam a ingestão calórica com outras atividades físicas. Essas pessoas conseguem manter o novo peso porque construíram hábitos e rotinas saudáveis. Segundo elas, manter a nova rotina demanda menos esforço do que  no início do processo. Em inúmeros casos, problemas de saúdes, como pressão alta, pré-diabetes ou colesterol alto, serviram de estímulo para mudança. Para essas pessoas, ser magro faz a vida ficar melhor, porque reinventam a maneira de se olhar e valoriza a saúde atual. Estudos que mapearam o cérebro dessas pessoas que conseguiram emagrecer mostram que elas têm de se esforçar bem mais para controlar a ingestão de comida saborosa do que as que sempre tiveram ...