Pular para o conteúdo principal

Medicina Nutricional: A Verdadeira Prevenção

Medicina Nutricional: A Verdadeira Prevenção



Os pesquisadores estão descobrindo que a causa original das doenças do coração é a inflamação resultante do estresse oxidativo. Agora os clínicos (médicos praticantes como eu) precisam tomar essas informações e fazer com que sejam práticas e úteis para você, o paciente. Mas tanto médicos como pesquisadores têm a tendência de tratar os nutrientes básicos como se fossem drogas; ou seja, eles testam a reação do corpo a um nutriente por vez, para conhecerem seu potencial exato.

Por exemplo, eles conduzem um estudo com a vitamina E, em seguida um estudo específico sobre a vitamina C, e depois um estudo à parte que examina os efeitos do betacaroteno. Nessas avaliações isoladas, em não se detectando nenhum beneficio significativo à saúde, médicos e pesquisadores hesitam em recomendar aquele nutriente em particular. É isso que gera a polêmica que se vê na mídia e na literatura médica. Antes de recomendar qualquer tipo de suplementação nutricional, os médicos querem saber, sem sombra de dúvida, se o nutriente em questão será útil. Mas estão ignorando os importantíssimos efeitos sinérgicos da medicina nutricional.

Isso se refere à maneira como os antioxidantes funcionam juntos. Para deter o estresse oxidativo, o corpo necessita de antioxidantes em quantidade suficiente para dar conta de todos os radicais livres, e os antioxidantes necessitam de todos os nutrientes de apoio para bem cumprirem sua função. Esses ingredientes atuam em sinergia, na busca pela meta final de derrotar o estresse oxidativo.

Sugiro a meus pacientes que proporcionem todos os nutrientes às células e tecidos, e em níveis otimizados. Eu quero barrar esse

processo inflamatório antes que inicie. Portanto, recomendo que tenham a maior quantidade possível de vitamina E dentro do próprio colesterol LDL, como meio de evitar que esse seja oxidado.

Descobri que meus pacientes precisam de níveis otimizados de vitamina C para proteger a integridade do endotélio, reduzir a oxidação do colesterol LDL e regenerar a vitamina E e a glutationa. O betacaroteno, assim como todos os diversos tipos de caroteno, é também necessário para ajudar a evitar ou retardar esse processo.

Pretendo recompor os níveis de glutationa dentro da célula provendo ao corpo seus precursores - o selênio, a vitamina B2, a N-acetil L-cisteína e a niacina. No próximo capítulo, você também conhecerá a importância do ácido fólico e das vitaminas B6 e B12 na redução do risco de doenças cardiovasculares.

Mais uma vez, esses nutrientes funcionam todos juntos para eliminar ou reduzir a inflamação das artérias. O efeito sinérgico de sua suplementação é a chave de tudo. Por isso a nutrição celular é tão fundamental para nossa saúde.



 

Postagens mais visitadas deste blog

Criando um estilo de vida mais saudável ultilizando metas simples

Muitas pessoas torná-lo um objetivo de perder peso através de dieta e exercício. Mas um especialista em nutrição no Baylor College of Medicine sugere que metas devem ser mais do que apenas a perda de peso. "Além da perda de peso, definir metas para melhorar a uma coisa que só você pode fazer - cuidar do corpo que lhe foi dada", disse Roberta Anding, nutricionista na faculdade. Definir objetivos simples Uma maneira de fazer isso é através da adaptação de algumas estratégias nutricionais simples, disse Anding. Esses incluem: Definir metas para comer o pequeno-almoço, como aveia, frutas e leite. Isso mantém você de estar com fome durante todo o dia. Planejamos adicionar mais frutas e vegetais na sua dieta. Preencha metade do seu prato com frutas e vegetais. Escolha proteína magra. Olhe para carnes que têm as palavras "lombo" e "redondos" em seus nomes. Consumir produtos lácteos sem gordura ou com pouca gordura. "Embora a escala pode não mostr...

Os Ingredientes de um Estilo de Vida Saudável

Saúde Em Destaque matéria Os Ingredientes de um Estilo de Vida Saudável Exercícios   Esquecemos que o "hospedeiro", nosso corpo, é uma de nossas maiores defesas contra o adoecimento. Creio que o dr. Kenneth Cooper seja um dos principais médicos na área da medicina preventiva. Ele cunhou o termo aeróbica e deu início à febre dos exercícios no início dos anos 70. Hoje, todos assumimos como verdade sagrada o que teve de ser medicamente provado há apenas três décadas. Lembro-me de médicos discutindo em reuniões na época sobre se era correto incentivar os pacientes a fazer exercícios. O dr. Cooper perseverou e continuou a divulgar os benefícios que os exercícios podiam trazer à saúde dos pacientes. No final dos anos 70, a maioria dos médicos passou a concordar com ele e a recomendar um programa modesto de exercícios. Um cirurgião-geral dos Estados Unidos publicou uma declaração no início da década de 1980 listando os principais benefícios à saúde resultantes de um...

Mexer o Corpo é Fundamental

Apenas melhorar a dieta não basta. Procure incluir a atividade física na sua rotina diária, recomendam os especialistas. Antes, porém, consulte seu médico. ''É mais benéficio  para a saúde cardiovascular praticar exercícios quase todos os dias'', adianta Fletcher, que também é porta-voz da Associação Americana do coração. '' E o quanto antes se começar, melhor.'' O Ideal é estimular esse bom hábito nas crianças para garantir que continue pela vida afora. ''Qualquer tipo de ginástica já traz benefícios, porém o mínimo recomendável para a maioria das pessoas é mexer o corpo de quatro a seis vezes por semana, durante 30 minutos'', continua Fletcer. ''Algumas pessoas podem tirar melhor proveito de exercícios mais frequentes e rigorosos seis vezes por semana, alternando levantamento de pasos leves dois dias por semana, mas sempre sob a supervisão de um médico e de um instrutor.'' Praticar uma atividade física com regular...