Pular para o conteúdo principal

A Prevenção da Osteoporose

Qualidade de vida o seu informativo sobre saúde e Bem-estar!

A Prevenção da Osteoporose



Posso assegurar-lhe: você não desejará ter osteoporose. Tratei diversos pacientes que sofriam de casos graves. É uma doença debilitante e dolorosa. Eles parecem sofrer fraturas recorrentes da coluna e experimentam dores extremas por longos períodos. Como expliquei, a osteoporose não é simplesmente uma doença decorrente da falta de cálcio e estrógeno. Nossos corpos precisam de múltiplos nutrientes para a remodelação dos ossos e a produção de ossos saudáveis.

Também precisamos controlar nosso estresse oxidativo. Estudos recentes demonstram que pessoas com densidade óssea reduzida sofrem aumentos de estresse oxidativo. Portanto, você não só precisa tomar suplementos desses nutrientes importantes, tão necessários à produção dos ossos, como precisa de todos os antioxidantes e nutrientes de apoio para incrementar seu sistema de defesa antioxidante.

Incentivo todos os meus pacientes, tanto homens como mulheres, de preferência antes de atingirem os 40 anos de idade, a começarem a suplementação com tabletes minerais e antioxidantes de alta qualidade, além de quantidades adicionais de cálcio, magnésio, boro e silício. É fundamental que adultos consumam também uma dieta saudável e desenvolvam um modesto programa de exercícios. Exercícios resistidos, também chamados de levantamento de peso ou musculação, devem ser parte do programa, já que são um componente necessário para estimular o corpo a produzir material ósseo. Caminhar pode ajudar as pernas, mas faz muito pouco pelas costas e pelos quadris; exercícios resistidos com a parte superior do corpo, como levantar pesos com a cabeça, são fundamentais para quem estiver tentando proteger-se desta doença devastadora.

Mesmo quando minhas pacientes de menopausa descobrem ter indícios de rarefação dos ossos - a chamada osteopenia -, elas constatam ser possível aumentar sua densidade óssea com o mesmo programa. Evito prescrever drogas como o Fosomax, o Actonel, o Evista ou a Calcitonina nessa situação, caso minhas pacientes se disponham a fazer algumas mudanças no estilo de vida: tomar esses suplementos de alta qualidade, consumir uma dieta fortalecida e adotar um programa de exercícios de levantamento de peso.

Acompanho de perto essas pacientes repetindo anualmente seus exames de densitometria óssea, que avaliam a densidade de cálcio nos ossos. Se estiverem estáveis ou melhorando, mantenho o programa e continuo a acompanhá-Ias de perto. Se sofrerem maior rarefação dos ossos, prescrevo-lhes algumas dessas novas drogas.

O segredo de evitar tanto a artrite como a osteoporose é a nutrição celular. Apresentei aqui diversos nutrientes individuais para dar-lhe uma idéia do que a literatura médica vem nos dizendo sobre sua importância.

Como você viu, evitar essas condições potencialmente incapacitantes não é apenas uma questão de corrigir a deficiência de cálcio ou de estrógeno. Esse é apenas mais um campo em que os suplementos nutricionais atuam junto com seu corpo para manter a saúde que você possui ou recuperar a saúde que você perdeu.

 

Postagens mais visitadas deste blog

Mexer o Corpo é Fundamental

Apenas melhorar a dieta não basta. Procure incluir a atividade física na sua rotina diária, recomendam os especialistas. Antes, porém, consulte seu médico. ''É mais benéficio  para a saúde cardiovascular praticar exercícios quase todos os dias'', adianta Fletcher, que também é porta-voz da Associação Americana do coração. '' E o quanto antes se começar, melhor.'' O Ideal é estimular esse bom hábito nas crianças para garantir que continue pela vida afora. ''Qualquer tipo de ginástica já traz benefícios, porém o mínimo recomendável para a maioria das pessoas é mexer o corpo de quatro a seis vezes por semana, durante 30 minutos'', continua Fletcer. ''Algumas pessoas podem tirar melhor proveito de exercícios mais frequentes e rigorosos seis vezes por semana, alternando levantamento de pasos leves dois dias por semana, mas sempre sob a supervisão de um médico e de um instrutor.'' Praticar uma atividade física com regular

Criando um estilo de vida mais saudável ultilizando metas simples

Muitas pessoas torná-lo um objetivo de perder peso através de dieta e exercício. Mas um especialista em nutrição no Baylor College of Medicine sugere que metas devem ser mais do que apenas a perda de peso. "Além da perda de peso, definir metas para melhorar a uma coisa que só você pode fazer - cuidar do corpo que lhe foi dada", disse Roberta Anding, nutricionista na faculdade. Definir objetivos simples Uma maneira de fazer isso é através da adaptação de algumas estratégias nutricionais simples, disse Anding. Esses incluem: Definir metas para comer o pequeno-almoço, como aveia, frutas e leite. Isso mantém você de estar com fome durante todo o dia. Planejamos adicionar mais frutas e vegetais na sua dieta. Preencha metade do seu prato com frutas e vegetais. Escolha proteína magra. Olhe para carnes que têm as palavras "lombo" e "redondos" em seus nomes. Consumir produtos lácteos sem gordura ou com pouca gordura. "Embora a escala pode não mostr

Dormir mal contribui para o ganho de peso

Noites mal dormidas fazem com que a pessoa coma mais e ainda causa alterações que aumentam as chances da pessoa engordar. Sempre ouvimos que o ideal é dormir 7-8 horas por noite, mas devemos considerar que cada pessoa tem um ritmo biológico individual, alguns ficam bem apenas quando dormem em torno de 10 a 12 horas.  O sono tem ciclos de quatro fases e cada ciclo demora por volta de 90 minutos. A privação do sono REM (Movimento rápido dos olhos, da sigla em inglês) que é a fase onde prevalecem os sonhos é a mais associada aos problemas de saúde, por exemplo, na apneia do sono.  Cientificamente, o recomendado é que durante o sono ocorra cinco ciclos das quatro fases (de 90 minutos), por isso o melhor é dormir 7-8 horas por noite.  Noites mal dormidas estimulam as pessoas a comer mais e ganhar peso. É necessário considerar que quanto menos horas dormimos mais tempo temos para comer e beber e, por outro lado, indivíduos que dormem muito pouco tem menor probabilidade d