Pular para o conteúdo principal

COMO EVITAR PROBLEMAS DE SAÚDE NO VERÃO



Quem estava habituado com um mês de janeiro com muita chuva, estranhou o tempo seco das últimas semanas. Sem chuvas e com calor intenso, o verão santista ficou diferente. E fevereiro deve seguir esse caminho de muito calor e pouca chuva. A umidade e as tempestades deverão retornar apenas na próxima quinzena ou em março.
Mas, o tempo atípico no verão favorece a incidência de problemas de saúde, coriza e febre por tempo limitado e complicações como crises de chiado, pneumonias e, em situações extremas, insuficiência respiratória com necessidade de internação hospitalar. Algumas medidas simples podem minimizar os problemas.
''Para aliviar os sintomas é necessário beber bastante líquido, lavar o nariz e os olhos com soro fisiológico, evitar exercícios físicos ao ar livre, principalmente entre 10h e 17h nos dias com baixa umidade do ar e evitar lugares fechados e de grande aglomeração", recomenda o pneumologista do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) "Dr. Luiz Roberto Barradas Barata", Fábio Muchão.
Para evitar a ocorrência dessas doenças, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo indica alguns cuidados importantes. Entre eles, a ingestão de líquidos e a prática de atividades físicas entre 10 e 17 horas, quando a umidade do ar estiver baixa. Outra recomendação é deixar um recipiente com água ou pano molhado no quarto antes de dormir.
A pasta também alerta para o uso de umidificadores elétricos por muitas horas. “O ambiente pode ficar muito úmido e causar mofo e bolor”.  Outra recomendação é manter sempre os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira, além de evitar frequentar lugares fechados em que haja grande concentração de pessoas, com shoppings, supermercados e cinemas.
Lavar as narinas com soro fisiológico e fazer inalação com o mesmo produto também podem ajudar a driblar o tempo seco.  


Desidratação

Todo individuo possui Estruturas denominadas osmorreceptores Opaco recebem o Estímulo da sede . Entretanto, com o passar dos Anos, Este Mecanismo de Controle térmico Acaba sofrendo alterações. '' O idoso Acaba sentindo menos sede e ficando mais desidratado'', o peso explicativo Olga de Souza, cardiologista e presidente da sociedade de cardiologia do estado do Rio de Janeiro. Sociedade de Cardiologia  do Estado do Rio de Janeiro.
Outro agravante E Opaco à Medida Que o individuo envelhece, elementos also Perde massa muscular e gordurosa. ISSO Com, according to a Medica, Comeca uma UMA Haver Redução de Líquido nenhum Organismo. "Um ADULTO TEM los MÉDIA 70% corporal de Agua. Ja o Idoso temperatura Approximate 50% ", Afirma um Médica. Juntando essas alterações Naturais AO CALOR e umidade que Nosso Verão, o Idoso Acaba se desidratando Muito Mais. massa muscular.e gordurosa. ISSO Com, de according to a Medica, Comeca uma UMA Haver Redução de Líquido nenhum Organismo. "Hum ADULTO tempe los MÉDIA 70% corporal de Agua. Ja o Idoso Temperatura Approximate 50%, Afirma um Médica. Juntando essas alterações Naturais AO CALOR e umidade que Nosso Verão, o Idoso Acaba se desidratando Muito Mais. Algumas das Consequências da Desidratação são desorientação (Confusão mental), a Fica Sem Pessoa vontade de fazer nada e pode haver surgimento de Cálculos Renais, Já que um Mais concentrada urina Fica. Para evitar Quadro esse, uma Recomendação da Médica E Beber Dois litros de Água diariamente, OU UM Copo Cheio um CADA Duas Horas, MESMO Que Localidade: Não se Sinta sede. Copo Cheio um CADA Duas Horas, MESMO Que Localidade: Não se Sinta sede.





Postagens mais visitadas deste blog

Conhecendo o comportamento alimentar

A boa alimentação e fruto do equilíbrio. Equilíbrio de um conjunto de fatores físicos, hormonais, emocionais e também do meio ambiente. Esses fatores lavarão o indivíduo a comer mais ou menos, seguir uma rotina saudável de refeições ou apresentar um transtorno do comer compulsivo (ataque de comilança). Isso somente para mencionar alguns padrões entre todos os que determinam o comportamento alimentar. Por exemplo, sabemos que pessoas que fazem exercícios de forma regular têm um comportamento alimentar mais saudável que os sedentários. Doenças das glândulas ou distúrbios hormonais, são algumas das alterações orgânicas que produzem um forte impacto no comportamento alimentar. Mas é do ponto de vista emocional que essa influência pode ser mais fortemente percebida. Quando estamos tristes, deprimidos, ansiosos ou simplesmente estressados, alteramos a produção de alguns hormônios, como o cortisol (estresse), e de neurotransmissores, como a serotonina (depressão) que vão influenciar

Como o Estresse afeta Você

As respostas mais comuns ao estresse estão listados abaixo. Pense sobre como o estresse afeta você.  Dores e dores:   Dor de cabeça, Dor nas costas, Dor no pescoço , Dor de estômago,  Músculos , Mandíbula apertada.   Nível de energia e sono:   Sentindo-se cansado, sem uma boa razão. Dificuldade para dormir.  Sentimentos:   Ansiedade , Raiva , Depressão , Desamparo, Fora de Controle, Tenso. Outros sinais emocionais :  Facilmente irritado, Impaciente , Esquecido. Alguns sinais físicos do stress podem ser causadas por sua doença ou por medicamentos que toma. Se você não tem certeza do que está causando seus sintomas físicos, pergunte ao seu médico se o estresse pode ser a causa.  Como você responde?  Quando você está sob estresse, que qualquer um destes comportamentos se aplicam a você?  Eu como para se acalmar.  Eu falo e comer muito rápido.  Eu bebo álcool nem fumar para se acalmar.  Corro ao redor, mas não fazer muita coisa. Eu trabalho muito.  Eu atrasar fazendo a

Turbine sua memória

Turbine sua  memória   Se você tem esquecido onde deixou suas coisas, não se preocupe. Isso acontece com todo mundo. Confira algumas dicas para cuidar bem da sua memória. Perder informações corriqueiras não só é normal, como é saudável para o cérebro. Algumas práticas, porém, podem ajudar a se lembrar do que é importante para você. E se esquecer Usamos o tempo todo a chamada memória de trabalho, de curta duração. Ela entra em ação, por exemplo, quando guardamos um número de telefone e esquecemos logo em seguida. Esse esquecimento tem sua função, pois reservamos espaço na memória para coisas mais importantes. Assim, para não perder o número de telefone, anote. Preste atenção Podemos achar que estamos desmemoriados, mas, em boa parte das vezes, a vilã é a falta de atenção. Esquecemos as tarefas porque fazemos uma coisa enquanto pensamos em outras. Mantenha o foco! Questão de prática A falta de uso afeta a memória. O jeito é treinar. A leitura é um dos exercícios mais c