Pular para o conteúdo principal

COMO EVITAR PROBLEMAS DE SAÚDE NO VERÃO



Quem estava habituado com um mês de janeiro com muita chuva, estranhou o tempo seco das últimas semanas. Sem chuvas e com calor intenso, o verão santista ficou diferente. E fevereiro deve seguir esse caminho de muito calor e pouca chuva. A umidade e as tempestades deverão retornar apenas na próxima quinzena ou em março.
Mas, o tempo atípico no verão favorece a incidência de problemas de saúde, coriza e febre por tempo limitado e complicações como crises de chiado, pneumonias e, em situações extremas, insuficiência respiratória com necessidade de internação hospitalar. Algumas medidas simples podem minimizar os problemas.
''Para aliviar os sintomas é necessário beber bastante líquido, lavar o nariz e os olhos com soro fisiológico, evitar exercícios físicos ao ar livre, principalmente entre 10h e 17h nos dias com baixa umidade do ar e evitar lugares fechados e de grande aglomeração", recomenda o pneumologista do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) "Dr. Luiz Roberto Barradas Barata", Fábio Muchão.
Para evitar a ocorrência dessas doenças, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo indica alguns cuidados importantes. Entre eles, a ingestão de líquidos e a prática de atividades físicas entre 10 e 17 horas, quando a umidade do ar estiver baixa. Outra recomendação é deixar um recipiente com água ou pano molhado no quarto antes de dormir.
A pasta também alerta para o uso de umidificadores elétricos por muitas horas. “O ambiente pode ficar muito úmido e causar mofo e bolor”.  Outra recomendação é manter sempre os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira, além de evitar frequentar lugares fechados em que haja grande concentração de pessoas, com shoppings, supermercados e cinemas.
Lavar as narinas com soro fisiológico e fazer inalação com o mesmo produto também podem ajudar a driblar o tempo seco.  


Desidratação

Todo individuo possui Estruturas denominadas osmorreceptores Opaco recebem o Estímulo da sede . Entretanto, com o passar dos Anos, Este Mecanismo de Controle térmico Acaba sofrendo alterações. '' O idoso Acaba sentindo menos sede e ficando mais desidratado'', o peso explicativo Olga de Souza, cardiologista e presidente da sociedade de cardiologia do estado do Rio de Janeiro. Sociedade de Cardiologia  do Estado do Rio de Janeiro.
Outro agravante E Opaco à Medida Que o individuo envelhece, elementos also Perde massa muscular e gordurosa. ISSO Com, according to a Medica, Comeca uma UMA Haver Redução de Líquido nenhum Organismo. "Um ADULTO TEM los MÉDIA 70% corporal de Agua. Ja o Idoso temperatura Approximate 50% ", Afirma um Médica. Juntando essas alterações Naturais AO CALOR e umidade que Nosso Verão, o Idoso Acaba se desidratando Muito Mais. massa muscular.e gordurosa. ISSO Com, de according to a Medica, Comeca uma UMA Haver Redução de Líquido nenhum Organismo. "Hum ADULTO tempe los MÉDIA 70% corporal de Agua. Ja o Idoso Temperatura Approximate 50%, Afirma um Médica. Juntando essas alterações Naturais AO CALOR e umidade que Nosso Verão, o Idoso Acaba se desidratando Muito Mais. Algumas das Consequências da Desidratação são desorientação (Confusão mental), a Fica Sem Pessoa vontade de fazer nada e pode haver surgimento de Cálculos Renais, Já que um Mais concentrada urina Fica. Para evitar Quadro esse, uma Recomendação da Médica E Beber Dois litros de Água diariamente, OU UM Copo Cheio um CADA Duas Horas, MESMO Que Localidade: Não se Sinta sede. Copo Cheio um CADA Duas Horas, MESMO Que Localidade: Não se Sinta sede.





Postagens mais visitadas deste blog

Criando um estilo de vida mais saudável ultilizando metas simples

Muitas pessoas torná-lo um objetivo de perder peso através de dieta e exercício. Mas um especialista em nutrição no Baylor College of Medicine sugere que metas devem ser mais do que apenas a perda de peso. "Além da perda de peso, definir metas para melhorar a uma coisa que só você pode fazer - cuidar do corpo que lhe foi dada", disse Roberta Anding, nutricionista na faculdade. Definir objetivos simples Uma maneira de fazer isso é através da adaptação de algumas estratégias nutricionais simples, disse Anding. Esses incluem: Definir metas para comer o pequeno-almoço, como aveia, frutas e leite. Isso mantém você de estar com fome durante todo o dia. Planejamos adicionar mais frutas e vegetais na sua dieta. Preencha metade do seu prato com frutas e vegetais. Escolha proteína magra. Olhe para carnes que têm as palavras "lombo" e "redondos" em seus nomes. Consumir produtos lácteos sem gordura ou com pouca gordura. "Embora a escala pode não mostr...

Os Ingredientes de um Estilo de Vida Saudável

Saúde Em Destaque matéria Os Ingredientes de um Estilo de Vida Saudável Exercícios   Esquecemos que o "hospedeiro", nosso corpo, é uma de nossas maiores defesas contra o adoecimento. Creio que o dr. Kenneth Cooper seja um dos principais médicos na área da medicina preventiva. Ele cunhou o termo aeróbica e deu início à febre dos exercícios no início dos anos 70. Hoje, todos assumimos como verdade sagrada o que teve de ser medicamente provado há apenas três décadas. Lembro-me de médicos discutindo em reuniões na época sobre se era correto incentivar os pacientes a fazer exercícios. O dr. Cooper perseverou e continuou a divulgar os benefícios que os exercícios podiam trazer à saúde dos pacientes. No final dos anos 70, a maioria dos médicos passou a concordar com ele e a recomendar um programa modesto de exercícios. Um cirurgião-geral dos Estados Unidos publicou uma declaração no início da década de 1980 listando os principais benefícios à saúde resultantes de um...

Mexer o Corpo é Fundamental

Apenas melhorar a dieta não basta. Procure incluir a atividade física na sua rotina diária, recomendam os especialistas. Antes, porém, consulte seu médico. ''É mais benéficio  para a saúde cardiovascular praticar exercícios quase todos os dias'', adianta Fletcher, que também é porta-voz da Associação Americana do coração. '' E o quanto antes se começar, melhor.'' O Ideal é estimular esse bom hábito nas crianças para garantir que continue pela vida afora. ''Qualquer tipo de ginástica já traz benefícios, porém o mínimo recomendável para a maioria das pessoas é mexer o corpo de quatro a seis vezes por semana, durante 30 minutos'', continua Fletcer. ''Algumas pessoas podem tirar melhor proveito de exercícios mais frequentes e rigorosos seis vezes por semana, alternando levantamento de pasos leves dois dias por semana, mas sempre sob a supervisão de um médico e de um instrutor.'' Praticar uma atividade física com regular...